12 Atitudes incríveis para você atingir seus objetivos

Conseguir uma promoção no trabalho, chegar com barriga tanquinho no verão, conquistar aquela garota especial… Todos nós temos sonhos, desejos, objetivos. Neste artigo veremos algumas atitudes que vão deixá-lo mais perto da realização dos seus sonhos, mesmo aqueles que parecem impossíveis.

.

Ser capaz de traçar objetivos com clareza e esboçar uma boa estratégia para se alcançar a meta estabelecida é uma habilidade fundamental para qualquer pessoa. Infelizmente muitas pessoas ficam perdidas ao longo do caminho e acabam sem nunca conseguirem atingir suas metas, sejam pessoais ou profissionais.

.

Como coach, o que faço é ajudar as pessoas a atingirem seus objetivos. Ao longo do caminho, me especializei na área dos relacionamentos e da conquista. De qualquer forma, os princípios para definição dos objetivos e o processo para se alcançar a meta são exatamente os mesmos para qualquer área da sua vida.

.

Definição do objetivo

Antes de começar a colocar a mão na massa, é importante que você tenha, por escrito, três coisas: qual é seu objetivo, que ele seja mensurável e que tenha um prazo para conclusão.

.

Por exemplo, vamos falar de perda de peso. Digamos que eu queira ficar com a barriga tanquinho. Note que esta é uma definição muito genérica. O melhor que eu posso fazer é me pesar, calcular meu percentual de gordura e decidir quantos quilos de gordura, exatamente, eu preciso perder para ficar com o corpo que quero. Daí eu chego na seguinte meta:

.

Perder 6kg de gordura em 12 semanas.

.

Essa é uma meta clara, mensurável e com um prazo realista. Conversando com alguns profissionais de nutrição e educação física, parece bem razoável perder 0,5kg de gordura por semana. Agora vamos falar da estratégia para se chegar a esse objetivo.

.

Definição da estratégia

Precisamos traçar quais são os pequenos passos que preciso tomar para que eu atinja esse objetivo. Por exemplo:

.

Estudar como funciona uma dieta

.

Começar a correr 4 vezes por semana

.

Iniciar novo plano alimentar

.

Fazer pesagem semanal

.

Note que fazer a pesagem semanal é a verificação ao longo do processo. Isso é essencial para o sucesso. Digamos que, ao final da primeira semana de atividade física e novo plano alimentar, você não tenha batido sua meta intermediária de perder 0,5 kg.

.

“Sei que é chato ouvir isso, mas qualquer objetivo que realmente valha a pena sempre virá acompanhado de esforço, trabalho, superação…”

.

Neste caso, sua estratégia precisará ser alterada. Pode ser que você tenha que cortar um pouco mais de calorias da dieta, talvez precise aumentar a intensidade dos treinos ou não esteja seguindo corretamente o planejamento. Essas verificações periódicas, ao longo do processo, são essenciais para que você tenha certeza de que está no caminho certo. Você não precisa esperar o final dos 3 meses para saber que seu plano não funcionou.

.

Neste artigo, falarei sobre 12 atitudes que vão ajudá-lo a alcançar seus objetivos, seja na vida pessoal ou profissional. Espero que, ao final, você tenha todas as ferramentas para atingir seu objetivo.

.

  1. Quebre o projeto em pequenas parte

.
estudante-subindo-pilha-livros-1-bemmelhorassim

.

Não importa o quão grande ou complexo seja o objetivo que você deseja alcançar, é fundamental que você quebre esse projeto em pequenas partes. Quando olhamos para o projeto todo podemos ficar assustados com sua complexidade e acabar sem fazer nada. Quando olhamos para uma tarefa simples, é muito mais fácil sairmos da inércia.

.

Para escrever um livro, por exemplo. Ao invés de simplesmente abrir seu editor de texto em branco e tentar escrever 150, 200 páginas de conteúdo, você pode quebrar esse trabalho em partes. É uma estratégia muito mais inteligente. Comece desenhando a estrutura da sua obra, liste quais capítulos você gostaria de escrever e, só então, comece a escrever uma pequena parte de um capítulo. Tenha em vista o projeto todo, mas pense nas pequenas partes durante o processo.

.

  1. Comece hoje

É incrível como sempre queremos deixar as coisas para depois. Como disse Homer Simpson, “Por que fazer hoje o que posso fazer amanhã?”. Assim a maioria de nós vai apenas empurrando nossos sonhos com a barriga. O amanhã nunca chega. Se você quebrou seu projeto em pequenas partes, ficará fácil dar seu primeiro passo hoje. Se você quer conquistar uma garota, por exemplo, que tal puxar papo com aquela garota que está bem na sua frente na fila do supermercado? Isso não significa que você irá conseguir pegar o número dela nem que conseguirá marcar um encontro, mas tenha em mente que esse é o primeiro passo que você pode dar ainda hoje para ficar mais próximo do seu objetivo. O que você irá fazer hoje?

.

  1. Não precisa ser perfeito

Nos primeiros estágios do seu projeto, não tente alcançar a perfeição. Aceite que seu primeiro esboço não sairá genial. Mas você pode revisar esse trabalho mais tarde e aprimorá-lo. Este talvez seja o meu maior problema. Lutei contra ele por muito tempo. Eu simplesmente ficava paralisado por causa da minha tentativa de querer fazer tudo perfeito.

.

Para escrever este artigo, por exemplo, fiz um rascunho dos tópicos que gostaria de falar, comecei a escrever rapidamente tudo o que vinha à minha mente em cada uma das etapas. Mesmo sabendo que não estava perfeito, havia erros de português, pontuação, formatação. Somente depois, já ao final do meu primeiro rascunho, voltei em cada parte do texto para revisar e colocar ordem em tudo.

.

Certamente o texto que você está lendo melhorou muito desde meus primeiros rascunhos, mas ainda assim não está perfeito. Apesar de todo cuidado que tive, pode ter passado algum erro gramatical, alguma ideia pode ter ficado confusa ou ter faltado algum exemplo. Mas lembre-se de que feito é melhor que perfeito. Você deve focar primeiro em colocar a mão na massa e, somente mais tarde, aprimorar. Não fique preocupado com a perfeição. Ela costuma ser uma desculpa para a inércia.

.

  1. Mantenha a consistência

Mais importante do que querer fazer tudo de uma vez é você conseguir manter a consistência ao longo do tempo. Se ontem você não seguiu sua dieta, não adianta hoje você passar o dia com apenas duas folhas de alface. O melhor que você faz é reconhecer que nem sempre as coisas vão sair como o planejado. Mas, a partir de hoje, você voltará aos trilhos. Lembre-se de que a consistência é como tomar banho. Se ontem você se esqueceu de tomar banho, hoje você não irá tomar dois banhos para compensar.

.

  1. Comemore cada pequena vitória

.

homem-comemorando-vitoria-1-bemmelhorassim

.

Mesmo adultos, nós agimos exatamente como uma criança. Quem nunca ouviu um pai dizendo ao filho que ele somente irá ganhar o novo brinquedo se tirar boas notas na escola? Esse é um incentivo para um bom comportamento. Ao longo do caminho, é importante que nós tenhamos essas pequenas recompensas. Isso nos deixa motivados ao longo do caminho.

.

Após terminar aquela tarefa difícil, que tal se presentear com um jantar? Ou o prêmio pode vir de forma ainda mais simples. O efeito da recompensa será o mesmo. Se você acabou de zerar sua caixa de email pode se dar ao luxo de tirar uns 10 ou 15 minutos para ir à cozinha, tomar um café e dar uma relaxada. Quando você faz isso, fica muito mais motivado para continuar batendo outras pequenas metas. Ao final do dia, verá que cada uma dessas etapas terá te levado muito longe.

.

  1. Defina um prazo

Comece qualquer projeto ou objetivo com um prazo em mente. O ideal é que, para cada tarefa você tenha um prazo definido. Dessa forma, fica fácil para você verificar se está dentro do cronograma do seu projeto ou se está atrasado. Essa sondagem ao longo do tempo será importante para que você não se perca no meio do caminho. Em alguns casos, talvez você precise rever seus prazos, especialmente para aquelas tarefas que são novas e, embora possa fazer uma estimativa, você não sabe exatamente quanto tempo irá levar.

.

Mas aqui, seja realista. Evite colocar prazos muito curtos, que você sabe que não vão funcionar. Por exemplo, você está 10kg acima do peso e começa uma dieta com a meta de perder todo esse peso em um mês. Tenha prazos mais realistas que, embora te desafiem, você sabe que pode alcançar. Ter essas pequenas vitórias ao longo do caminho será mais gratificante e motivador.

.

  1. Aprimore somente ao final

Para começar, você não precisa fazer tudo de forma perfeita. Mas você também não quer fazer as coisas de qualquer jeito. Para escrever este texto, comecei o primeiro rascunho de forma extremamente rápida e o texto estava com erros gramaticais, formatação e organização das ideias. Somente ao final do primeiro rascunho, voltei revisando, cortando e alterando o que era necessário. Fiz isso algumas vezes.

.

Se eu tivesse, logo no início, me preocupado em escrever tudo certo, ou eu iria levar muito mais tempo para terminar ou eu acabaria procrastinando e nunca terminando o texto. Quando nos deparamos com uma tarefa que parece complexa essa costuma ser nossa reação. Por outro lado, quando você diz, “é só um rascunho, depois eu reviso”, as coisas acontecem com maior naturalidade.

.

  1. Mantenha o foco

Chega início do ano e você começa fazer sua lista de todas as coisas que você deseja realizar ao longo do novo ano. Receber uma promoção no trabalho, escrever um livro, fazer uma pós-graduação, viajar a Paris, perder peso, aprender fotografia, saltar de pára-quedas, aprender a investir na bolsa, encontrar uma namorada. Caramba, é tanta coisa que, ao final, você acabará sem fazer a metade do que havia planejado.

.

Ter muitos projetos não é o problema. O problema é querer fazer tudo ao mesmo tempo. Eu tenho uma lista de várias habilidades que quero aprimorar ao longo dos próximos meses, como a dança e a fotografia, por exemplo. Mas apesar da minha lista gigante, eu ordenei cada uma dessas habilidades por ordem de importância e, enquanto não estou satisfeito com aquele item que está no topo da minha lista de prioridades, não passo para o próximo. Neste momento, por exemplo, estou estudando fotografia e, somente após aprender o que eu me propus é que irei passar para o próximo item.

.

  1. Meça seu sucesso por trabalho concluído, não por horas

Separar 2h por dia para academia não adiantará nada se, quando chegar para o treino, você ficar batendo papo com seus amigos. Mais importante do que medir sua produtividade por horas é medir por trabalho concluído. Já tive dias de chegar ao escritório e, apesar de ficar o dia todo ocupado, não produzi absolutamente nada. Checar o email a todo instante, assistir a um vídeo do YouTube, ler uma notícia, responder ao WhatsApp assim que a mensagem chega. Enfim, são tantas coisas acontecendo que, se deixarmos, perdemos o dia com tarefas pouco efetivas.

.

Mais importante que passar a semana toda estudando para uma prova é você se perguntar: eu já estudei e entendi toda a matéria? Há algum ponto que ainda preciso revisar? Se você precisar de apenas 20 minutos para estudar, ótimo. Se precisar de alguns dias, tudo bem também. Lembre-se de que não são as horas empregadas nessa tarefa que vão garantir seu sucesso, mas você ter conseguido finalizar a tarefa.

.

  1. Fuja das distrações

Durante um período do meu dia, geralmente pela manhã, eu fujo de todas as distrações que podem atrapalhar minha concentração. Uma boa parte do meu tempo eu passo estudando, pesquisando conteúdo para o blog, preparando palestras. Por isso, quando estou focado nessas tarefas que exigem concentração, deixo de lado celular, e-mail, redes sociais. Se alguém me ligar ou mandar mensagem enquanto estiver trabalhando nessas tarefas, vou ignorar e somente retornar mais tarde. Foi a forma que eu encontrei para conseguir ser mais produtivo.

.

Além disso, existem alguns outros ladrões de tempo, como reuniões desnecessárias ou colegas de trabalho que querem conversar para passar o tempo. Observe, na sua rotina, quais são suas maiores distrações e tente controlá-las. Você verá que, facilmente, é possível ganhar de 1 h a 2 h por dia que antes você perdia distraído com coisas pouco produtivas e que podem ser melhor empregadas, para fazer uma atividade física ou ler um livro, por exemplo.

.

  1. Mantenha o equilíbrio

.

sports-casal-correndo-1-bemmelhorassim750x500

.

Lembre-se de que ser mais produtivo e alcançar seus objetivos deve ser encarado como uma maratona, não um tiro de 100 metros. Você não quer passar alguns dias isolado do mundo, nem deixar de lado sua saúde física ou mental. Isso não é saudável e você não irá conseguir sustentar isso por muito tempo. O mais importante é você criar uma rotina recheada por hábitos saudáveis que vão ajudá-lo a alcançar seus objetivos de curto, médio e longo prazo.

.

Algumas das áreas mais importantes que você deve prestar atenção é a qualidade do seu sono, alimentação, atividade física, convívio social e atividades recreativas. Prestando atenção em cada uma dessas áreas, diariamente, você terá fôlego para correr sua maratona por muitos e muitos anos.

.

  1. Simplifique, você não precisa de fórmulas mágicas

Cuidado com qualquer atalho milagroso para se alcançar seu objetivo. Todos nós sabemos que o “segredo” para o corpo dos nossos sonhos é a alimentação balanceada junto com atividade física regular. Ainda assim, muitos insistem em fazer a última Dieta da Proteína, Dieta das Estrelas ou quem sabe a nova Dieta das Cenouras. Geralmente os atalhos e promessas de fórmulas mágicas são perda de tempo. Sei que é chato ouvir isso, mas qualquer objetivo que realmente valha a pena sempre virá acompanhado de esforço, trabalho, superação.

.

Os homens, por exemplo, costumam usar o álcool como forma de vencer a inibição na hora de conhecer mulheres. Quando as pessoas estão sob efeito do álcool sim, elas irão ficar mais soltas e talvez fazer coisas que não fariam se estivessem sem beber. Mas aqui há dois riscos. O primeiro é o de passar do ponto ou precisar de quantidades muito altas de bebida para perder a timidez. Não preciso nem dizer que isso virá ao custo de, mais tarde, o homem bêbado ser incapaz de levar uma conversa decente com a mulher.

.

O segundo risco é o de simplesmente mascarar o problema e gerar uma dependência psicológica do álcool. Ninguém precisa beber para iniciar conversa com uma garota. Existem técnicas simples, como o Aquecimento Social, que ajudam a combater o bloqueio da abordagem. Infelizmente, muitos acabam pegando atalhos ao invés de realmente combater o problema.

lowest price levitra.

Como desenvolvi o hábito diário da escrita

Há alguns meses eu decidi que queria escrever com maior consistência. Sempre gostei de escrever, tenho alguns livros publicados e algumas centenas de artigos escritos. Ainda assim, escrever nem sempre é uma tarefa simples. Há dias que acordo e estou inspirado para ligar o notebook e começar a escrever. Mas essa é não é a regra. Maior parte do tempo, é preciso concentrar, focar e ter objetivos bem claros. Não dá para ficar esperando a inspiração chegar para começar a redigir. Acabamos deixando o que é importante para depois. Pegue o exemplo da academia, da dieta ou estudar para uma prova. São raras as pessoas que têm disciplina ou que não deixam para última hora.

.

Meu objetivo era manter a consistência da escrita. Eu queria desenvolver o hábito diário de escrever pelo menos 500 palavras, estando inspirado ou não. Por que cheguei nesse número? Na verdade, 500 palavras é um número tão baixo que, quando acordo, penso: mas isso é tão pouco que consigo terminar em alguns minutos. Uma vez tendo vencido a inércia e começado e escrever, me sinto motivado, acho agradável e após alguns poucos minutos de concentração, acabo ficando totalmente imerso na tarefa. Geralmente acabo escrevendo muito mais que essas 500 palavras.

.

Quando estiver com preguiça de malhar, coloque sua roupa de ginástica e vá para academia para correr por apenas 5 minutos. É um esforço tão pequeno que qualquer pessoa pode se comprometer com ele. Depois de começar, será bem mais fácil você continuar por mais 5, 10, 30 minutos.

.

Trapaça mental

Nem sempre a satisfação do ganho é o suficiente para nos motivar. Na verdade, somos muito mais motivados pelo sentimento de perda do que pela possibilidade de ganho. Daí eu comecei a pensar… Como eu posso me motivar ao longo dos próximos meses? Como criar alguma forma de punição caso eu não atinja minha meta diária? Conversando com um amigo, decidi fazer uma aposta com ele: caso eu não escreva pelo menos 500 palavras algum dia eu preciso pagar R$50 de multa.

.

Ou seja, ou eu sou disciplinado e escrevo ou sou punido com a multa. Esse sentimento de perda é um motivador muito mais potente do que o sentimento de ganho e, depois de fazer essa aposta, os dias sem escrever têm se tornado cada vez mais raros. Esse um tipo de trapaça mental que funciona quando precisamos nos motivar para algo que é importante para nós.

.

Você é do tamanho dos seus sonhos

Por maior que seja seu sonho, ao adotar as atitudes das pessoas de sucesso, você será capaz de chegar muito mais longe e atingir objetivos que aos olhos dos outros pareciam impossíveis. A hora de fazer o impossível acontecer é agora!

.

Eduardo Santorini

 

 

Please follow and like us:

Deixe seu comentário...