Auto Responsabilidade

 

A primeira definição sobre auto responsabilidade baseia-se na crença de que todo resultado  obtido na vida é fruto de nossas plantações:  através de gestos, palavras e ações, vamos semeando o nosso presente. Assim começa o Livro e os seminários de Paulo Vieira, Master Coach que desenvolve há muitos anos “O Poder da Auto Responsabilidade”. Neste sentido, não existe fracasso sob a ótica da auto responsabilidade, e sim resultado, somente resultado, tanto a nível pessoal como profissional. 

Tudo é resultado! E todo resultado é baseado na qualidade da nossa comunicação! “A vida é como um espelho, se você sorrir para ela, ela sorri de volta para você”. Quem comunica sucesso tem resultado diferente de quem comunica fracasso, a meritocracia é uma necessidade de equilíbrio no universo. Palavras e sentimentos são plantações que revelam todos os resultados que serão obtidos ao longo de nossas vidas.

Você esta onde se coloca na vida! Eu estou aonde eu me coloco! Essas são as afirmativas de Sri Prem Baba – guru desenvolvedor de inteligência emocional. Você é o único responsável pelos acontecimentos em sua vida, por ação ou omissão, de um jeito ou de outro, nós somos impelidos a nos tornamos protagonistas de nossa própria existência.

O indivíduo que reclama a maioria do tempo, seja por qualquer motivo, demonstra um sinal inequívoco de que ele ainda não reconheceu sua responsabilidade frente aos acontecimentos, somente através do RECONHECIMENTO e ABANDONO DE HÁBITOS que a pessoa passa a ser o GESTOR de sua PRÓPRIA EXISTÊNCIA! Você está onde se coloca, o fato é que estamos a todo tempo mudando, não conseguimos nos fixar em nada porque a vida é um processo dinâmico, de um jeito ou de outro, nós temos a vida que merecemos!

O que você tem plantado, através de palavras, gestos e ações, serão os resultados que você colherá, por mais duro que seja. Lembre-se toda reclamação é falta de identificação de ser o criador de sua própria obra.

RECONHECER é o primeiro princípio da mudança.

.

auto responsabilidade_2_bemmelhorassim

.

O que estou fazendo em determinada área de minha vida que não está dando certo?

Quais ações devo fazer? Ou melhor, o que preciso abandonar?

De uma vez por todas quais ajustes são relevantes para um processo de mudança e transformação imediata em minha vida?

Quem está construindo uma vida responsável não terá uma vida mais fácil, terá uma vida com resultados melhores.

Tudo é como EU COMUNICO, a excelência ou o fracasso está nas minhas escolhas, somente eu posso mudar MINHAS ESCOLHAS, se eu não gosto dos meus resultados (independente da área) não adianta reclamar ou tentar mexer no exterior. Como eu disse a vida é como um espelho, se você sorrir para ela, ela lhe devolverá um lindo sorriso, para isso é preciso RECONHECER, no fundo não é tão difícil assim,  basta assumir para si mesmo que NÃO HÁ CULPA NISSO, MAS SIM RESPONSABILIDADE por suas ações, palavras e sentimentos, e que somente VOCÊ e ninguém mais poderá mudar.

A segunda definição de auto responsabilidade está no reconhecimento de que não há coincidências no sincronismo da vida, não existem acasos! “ Toda causa gera um efeito”, você esta onde se coloca como disse sabiamente Sri Prem Babá, o hoje é apenas a colheita do que eu mesmo plantei no meu passado, o que eu vivo hoje é o resultado de todas as minhas “falas” juntas. Vou insistir TODOS OS MEUS RESULTADOS REPRESENTAM O ACUMULO DE MINHAS “FALAS”. Para entender melhor essa trilha mental basta compreender os gatilhos POR ONDE AS CRENÇAS SÃO FORMADAS.

Mas primeiro o que são CRENÇAS?

Crenças são todas as conexões neurais (pensamentos) que geram padrões de comportamentos, quer sejam conscientes ou inconscientes, em outras palavras crenças são conexões de aprendizado, aprendemos através de sinapses neurais, através de um processo linguístico, na medida em que sistematizamos nossos hábitos comportamentais.

Podemos separar dois grupos de crenças baseados nos estudos do PHD em Processos de Coaching Paulo Vieira: LIMITANTES OU FORTALECEDORAS.

CRENÇAS LIMITANTES, são crenças e programações mentais que nos aprisionam através de resultados que não expressam a nossa verdadeira IDENTIDADE.

CRENÇAS FORTALECEDORAS, são crenças que determinam nossos resultados através de programação neural, assim como as limitantes as FORTALECEDORAS produzem resultados satisfatórios, através de comunicação.

.

auto responsabilidade_3_bemmelhorassim

.

Neste contexto é imprescindível compreender que através da comunicação podemos  produzir a química do ânimo, bem como a química do desanimo, são trilhas neurais que dependem basicamente de como nós nos comunicamos. Ser auto responsável neste contexto é se responsabilizar pela qualidade dos pensamentos. Uma vez que disparada a informação saberemos qual trilha as palavras modificadas de sentimentos se transformarão em resultados.

 

“O mais importante para o homem é crer em si mesmo. Sem esta confiança em seus recursos, em sua inteligência, em sua energia, ninguém alcança o triunfo a que aspira”.

Thomas Atkinson

 

.

 

 

 

Por Gean Nascimento

 

 

 

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • livro o poder da autorresponsabilidade paulo vieira
  • Paulo Vieira auto-responsabilidade
  • resenha do livro auto responsabilidade

Deixe seu comentário...