Coaching – Uma Transformação Verdadeira

Olá, tudo bem?

Muitos leitores estão me perguntando sobre o que é Coaching? e para que público ele se destina? Então resolvi escrever esse pequeno texto e através dele espero alcançar um público singular de interessados que desejam conhecer mais acerca dessa ferramenta de comunicação de forma clara e descomplicada.

10

.

conversa01

Coaching é um processo, e como tal seu foco de atuação é o desenvolvimento humano, embora ele não invada nenhuma área da psicologia ou da medicina, de certo, dentro do (processo) o Coach (a pessoa que conduz) utiliza muitos conceitos psicológicos, em face de seu conteúdo ser bastante rico em conhecimentos neurológicos, baseado em Programação Neurolinguística (PNL), e, ferramentas de administração. Dessa forma, ele pode ser utilizado por atletas, executivos, estudantes, empresários, enfim, todas as pessoas que estão em busca de alcançar metas e melhoria de performance, sendo assim, falaremos sobre outros aspectos deste processo tais como: a busca pela paz interior, e o equilíbrio em todas as áreas da vida.

.

Nas palavras do Master Coach Paulo Vieira, autor do livro “ O Poder da Ação” podemos encontrar uma definição mais profunda e relevante – A base conceitual do processo é considerar que a vida do indivíduo é sistêmica, uma felicidade autentica baseia se no equilíbrio espontâneo e natural de todos os pilares da vida.

.10

homem sentado banco-01

.10

Coaching é um fenômeno linguístico, é uma ferramenta de condução com base epistemológica que possibilita ao indivíduo ir de um ponto a outro através de PPS (perguntas poderosas de sabedorias) sendo assim, o processo é individual, posto que, trata-se de autoconhecimento. Evidente, que uma experiência bem sucedida pode ser modelada por outras pessoas, más, tudo inicia dentro do indivíduo, é um processo mental, uma espécie de intervenção estratégica de pensamento, por última análise Coaching é treinar a mente através de indagações. Pense nisso, treinar a mente! Esse é o primeiro significado da palavra Coaching, que em algum momento histórico o termo “coach” compartilha com o verbo em inglês “coax”, que significa persuadir, então, o Coach estimula seu Coachee (pessoa que está sendo conduzida) a ter insights  com isso surgi vários ganhos tando a nível pessoal como profissional.

.10

conversa-amigas-01

.10

Para se ter uma melhor compreensão histórica, na Inglaterra do século XVIII era considerado Coachs os condutores de carruagens, daí a designação de “conduzir”. Nos tempos modernos o termo foi empregado como uma habilidade de gerenciamento de pessoas e negócios, sendo utilizado como treinamento mental por atletas de alto nível, faculdades, empresas, cursos, treinamentos, por sua vasta aplicabilidade operacional, como é muito bem apontado pela SBC (Sociedade Brasileira de Coaching).

.

Pois bem, até aqui eu estou falando apenas para o seu sistema analítico, a parte do seu cérebro que melhor processa dados e informações (neo córtex). Boa parte do nosso entendimento acerca das emoções é basicamente processada em uma outra área especifica (sistema límbico) responsável pelas grandes transformações comportamentais, e é justamente nessa área que o Coaching atua com mais veemência.

.10

relogio-tempo-01

.10

Coaching não é sofismo, nem terapia, muito menos feedback, nem tão pouco aconselhamentos. Coaching segundo o IBC (Instituto Brasileiro de Coaching)é um conhecimento que torna possível o saber (verdadeiro), se bem conduzido qualquer pessoa saudável pode ter acesso ao seu poder emocional, alavancar uma ação poderosa de transformação imediata, ativar estados de recursos, estimular seu sistema emocional a provocar profundas transformações. Pense nisso! QUANTOS SONHOS você possui engavetados? Quanto tempo realmente você possui para realizá-los? Quais questionamentos a respeito de si mesmo tornariam possível o florescimento da felicidade? É possível encontrarmos nossa missão nessa vida ou um sentido de propósito nesse mundo? Sinceramente alcançar a paz interior através da espiritualidade? Se quisermos encontrar respostas satisfatórias deveremos ter coragem e seguir para o próximo passo.

.10

casal-sol-02

Não são perguntas fáceis, porém, o nosso potencial, a nossa energia pessoal é determinada (ou limitada) pela nossa autocrença. Aquilo que pensamos ser real em nossa mente passa a ser real em nossa vida, já parou para pensar nisso? Já parou para pensar que vivemos exatamente o reflexo dos nossos pensamentos! Pessoas situações, lugares. Olhe em sua volta agora, veja com quem você se relaciona, onde mora, com que trabalha, perceba quanta crença você traz consigo todos esses anos.

.

Aqui não tenho pretensão nenhuma de fazer juízo de valor, isso não é Coaching, o que o processo revela na verdade é um questionamento sincero, se você está ou não bem posicionado frente as suas demandas, diante dos seus sonhos. Nas palavras de Paulo Viera – “ toda crença é autorrealizável”.

.10

moça-vento-01

As crenças se realizam sozinhas pelo simples fato de serem fundos emocionais, por isso, você pode estar vivendo nesse momento uma vida que você não deseja. A boa notícia é todos nós podemos modificar nosso sistema de crenças, ninguém é mais refém de sua hereditariedade, salvo, transtornos psiquiátricos ou agravamento de saúde. Como eu havia dito o Coaching não invade a nenhuma área psicológica e nem médica. Entretanto, salvo as devidas proporções o processo pode trazer a luz de seu entendimento que você é autoresponsável por tudo aquilo que lhe acontece, simples assim!

.10

mulher-céu-01

Segundo Anthony Robbins, autor do best Seller “O Poder sem Limites”, considerado por muitos a maior referência internacional em Coaching – Todo ser humano tem o poder de criar rupturas, mover-se para além dos medos e das crenças limitantes, alcançar objetivos e realizar seus verdadeiros desejos, transformar sonhos em realidade, criar relacionamentos satisfatórios e modelar estratégias bem definidas.

.

A maior parte das pessoas no mundo são inseguras quanto suas crenças de identidade, capacidade e merecimento, procure meditar sobre isso, você está a todo tempo criando, atraindo ou acessando, níveis de vidas desejáveis ou não! Dessa forma, podemos finalizar que Coaching simplesmente é um processo de autoconhecimento que possibilita uma verdadeira transformação pessoal.

.

Nas palavras de T. Harv Eker o renomado autor de “O Segredo da Mente Milionária” – nenhum pensamento mora de graça na sua cabeça, ou seus pensamentos vão lhe conduzir a grandes realizações ou a pequenos resultados, tudo isso dependera em boa parte da qualidade de suas crenças.

.10

mulher-reflexo-01

.10

Sendo assim o Coaching é um processo que está a serviço do desenvolvimento humano através do autoconhecimento, tornando o indivíduo autoresponsável frente a sua própria consciência amorosa, dando a ele poder mental, foco, e maturidade para seguir e prosperar em uma vida mais rica em proposito, podemos chamar isso de o despertar da consciência, um chamado interior para realização de sua missão na vida.

Por: Gean Nascimento

10

10

.

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • como fazer uma transformação verdadeira

Deixe seu comentário...