Coaching – Uma Transformação Verdadeira

.

É cada vez mais comum vermos em meios de comunicação e mídias sociais a divulgação da técnica Coaching como a melhor opção para o desenvolvimento pessoal e profissional com foco em resultados de alta performance.

Esse conceito gera inúmeros questionamentos e recentemente, vi diversas manifestações por parte de meus leitores acerca da funcionalidade da técnica e para o que se destina.

Como Coach e redator de um blog sobre o tema, percebi uma grande necessidade de esclarecer determinadas dúvidas e optei por redigir um texto simples e objetivo para trazer à tona essa nova realidade em que o mundo está se enquadrando. Uma realidade onde pessoas se importam com seu contínuo crescimento e desejam ser um exemplo de excelência.

.

O que é o Coaching?

Coaching é um processo que busca o crescimento e desenvolvimento das potencialidades humanas para proporcionar maior satisfação em todos os âmbitos da vida.

Apesar de não ser fruto de nenhuma área da Psicologia ou da Medicina é correto afirmar que dentro do processo, o Coach (a pessoa que conduz) utiliza muitos conceitos psicológicos, conhecimentos neurológicos baseados na Programação Neurolinguística (PNL) e utiliza diversas ferramentas administrativas para obter os resultados propostos.

Dessa forma, ele pode ser utilizado por atletas, executivos, estudantes, empresários, ou seja, todas as pessoas que buscam alcançar metas e melhoria de performance. Além dessas motivações, é possível destacar outras razões que impulsionam as pessoas a solicitar auxílio nessa técnica. São essas:

  • Elevação da empatia;
  • Busca pela paz interior;
  • Equilíbrio em todas as áreas da vida;
  • Desenvolvimento da autoconfiança;
  • Criação de estratégias e plano de ação para alcance de metas e objetivos;

.

Nas palavras do Master Coach Paulo Vieiraautor do livro “O Poder da Ação”, podemos encontrar uma definição profunda e altamente relevante para essa técnica:

                       “A base conceitual do processo é considerar que a vida do indivíduo é sistêmica, uma felicidade autentica baseia-se no equilíbrio espontâneo e natural de todos os pilares da vida. ”

.

Provavelmente você começa a perceber como é fascinante e abrangente a aplicação do Coaching. Ele atinge todos os aspectos de nossa vida e amplia nossos conceitos e perspectivas. Continue conosco e descubra como isso é possível. Tenho a certeza que irá se fascinar, como eu me fascinei. 

.

.

Coaching, uma condução para autodescoberta

  “É um conhecimento que torna possível o saber (verdadeiro), se bem conduzido qualquer pessoa saudável pode    ter acesso ao seu poder emocional, alavancar uma ação poderosa de transformação imediata, ativar estados de recursos, estimular seu sistema emocional a provocar profundas transformações. ”

IBC (Instituto Brasileiro de Coaching) 

.

Essa citação do IBC nos remete a conceituação originário do Coaching trazendo-o como uma ferramenta de condução que possibilita ao indivíduo ir de um ponto a outro por meio de perguntas poderosas de sabedorias (PPS).

O intuito das perguntas é estimular o autoconhecimento, na qual o Coach impulsiona seu Coachee (pessoa que está sendo conduzida) a ter insights significativos gerando grande mudanças.

Para se ter uma melhor compreensão, historicamente, na Inglaterra do século XVIII, era considerado Coachs os condutores de carruagens, daí a designação de “conduzir”.

Nos tempos modernos, o termo foi empregado como uma habilidade de gerenciamento de pessoas e negócios sendo utilizado como treinamento mental por atletas de alto nível, faculdades, empresas, cursos e treinamentos por sua vasta aplicabilidade operacional como é muito bem apontado pela SBC (Sociedade Brasileira de Coaching).

Torna-se necessário frisar que essa condução apenas ocorre por livre vontade e estímulo. Você precisa desejar e querer essa mudança e se abrir para diferentes oportunidades e experiências.

.

Crenças e Coaching

Quantos sonhos você possui engavetados?

Quanto tempo realmente você possui para realizá-los?

Quais questionamentos a respeito de si mesmo tornariam possível o florescimento da felicidade?

É possível encontrarmos nossa missão nessa vida ou um sentido de propósito nesse mundo?

Sinceramente alcançar a paz interior através da espiritualidade?

Não são perguntas fáceis de responder e nem sempre encontramos recursos para tal, porém, é necessário afirmar que o nosso potencial, a nossa energia pessoal é determinada (ou limitada) pela nossa auto crença

Já parou para pensar que vivemos exatamente o reflexo dos nossos pensamentos? Pessoas, situações, lugares. Olhe em sua volta agora, veja com quem você se relaciona, onde mora, com que trabalha, perceba quanta crença você traz consigo todos esses anos.

Aquilo que pensamos ser real em nossa mente passa a ser real em nossa vida e é esse exercício de confiança que o processo motiva ou a bloquear ou a perpetuar. Tudo dependerá das consequências que essas crenças atribuem.

O que o processo revela na verdade é um questionamento sincero, se você está ou não bem posicionado frente as suas demandas, diante dos seus sonhos.

.

 Nas palavras de Paulo Viera:  “ Toda crença é autorrealizável”.

As crenças se realizam sozinhas pelo simples fato de serem fundos emocionais, por isso, você pode estar vivendo nesse momento uma vida que você não deseja. A boa notícia é que todos nós podemos modificar nosso sistema de crenças. Ninguém precisa mais ser refém de sua própria hereditariedade. 

Segundo Anthony Robbins, autor do Best Seller “O Poder sem Limites”, considerado por muitos a maior referência internacional em Coaching, afirma que:

“Todo ser humano tem o poder de criar rupturas, mover-se para além dos medos e das crenças limitantes, alcançar objetivos e realizar seus verdadeiros desejos, transformar sonhos em realidade, criar relacionamentos satisfatórios e modelar estratégias bem definidas. ”

.

.

Como eu já havia dito, o Coaching não invade a nenhuma área psicológica e nem médica. Entretanto, o processo pode trazer a luz de seu entendimento que você é auto responsável por tudo aquilo que lhe acontece, simples assim!

A maior parte das pessoas no mundo são inseguras quanto suas crenças de identidade, capacidade e merecimento. Portanto, procure meditar sobre isso, você está a todo tempo criando, atraindo ou acessando níveis de vidas desejáveis ou não!

Nas palavras de T. Harv Eker, renomado autor de “O Segredo da Mente Milionária”:

“Nenhum pensamento mora de graça na sua cabeça, ou seus pensamentos vão lhe conduzir a grandes realizações ou a pequenos resultados, tudo isso dependera em boa parte da qualidade de suas crenças. ”

.

Sendo assim, o Coaching é um processo que está a serviço do desenvolvimento humano tornando o indivíduo auto responsável frente a sua própria consciência, dando a ele poder mental, foco e maturidade para seguir e prosperar em uma vida mais rica em propósito.

Podemos chamar isso de o despertar da consciência, um chamado interior para realização de sua missão na vida.

Se você é uma pessoa que possui perguntas como as que tenho falado aqui, há uma grande possibilidade de encontrar as respostas que procura no processo.

Ouça esse chamado e desperte sua consciência. Comece agora a fazer as mudanças que desejar ter na vida.

 

Por Gean Nascimento

 

.

 

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • to de mente mudada

Deixe seu comentário...