Como alcançar a Independência Financeira

.

Esse é um tema muito comentado. O que é ser financeiramente independente? E como chegar lá?

.

Sem dúvidas, é um sonho de muita gente. Fazer o que quiser, quando quiser, do jeito que quiser e sem se preocupar com dinheiro.

.

Parece impossível? Bom, mas não é.

.

Os grandes problemas são: saber o que fazer para chegar lá e se teremos a determinação necessária. Afinal, qualquer pessoa pode ser financeiramente independente, desde que corra atrás desse sonho da forma certa.

.

Não existe fórmula mágica para independência financeira

.

Sim. Não existe fórmula mágica. Nem pense nisso.

.

como_alcançar_independência_financeira2_bemmelhorassim

.

Pare de procurar fórmulas prontas para enriquecer da noite para o dia. Isso não existe, ok? As formas de alcançar a independência financeira é diferente de pessoa para pessoa.

.

Quer um exemplo? Procure sobre os grandes milionários da revista Forbes. Cada um enriqueceu de uma maneira.

.

Já viu? Agora volte para o seu mundo. A sua realidade. É com base na sua realidade que você irá mudar sua vida financeira.

.

Por mais que não exista uma fórmula mágica, há leis e conceitos que são aplicados a todos que enriqueceram e chegaram onde estão.

.

Essas leis podem ser aprendidas e seguidas. Assim você saberá como alcançar a sua independência financeira.

.

Faça a mesma coisa que a maioria e seja igual eles.

.

Qual a rotina de um típico brasileiro? O que eles fazem com o salário que recebem? Como é a vida financeira de um brasileiro?

.

Bom, vamos resumir: um brasileiro comum acorda de manhã, passa a maior parte do dia trabalhando. Quando recebe o salário, gasta a maior parte dele sustentando suas necessidades básicas. O dinheiro que sobra, compra uma carne, faz um churrasco, se diverte. Afinal a vida não é apenas trabalho.

.

Muito provável que também não há controle nenhum de suas despesas, apenas sabe-se que há gastos. Se alguma emergência ocorrer, muito provável que uma dívida será contraída.

.

E o ciclo se fechou. Essa situação se repetirá no próximo mês. E no próximo. Não tem fim… Na verdade até tem um fim, infelizmente um fim triste: a vida não foi nada mais que trabalho e gastar dinheiro.

.

Quer ser diferente? Quer não fazer parte da maioria? Haja diferente. Aqui vou listar algumas coisas que estão enraizadas na nossa sociedade e outros hábitos que você deve adquirir para conseguir montar um plano para sua independência financeira.

.

Seu maior ativo é o mesmo que o dos multimilionários

.

Se alguém te perguntasse: “qual o seu maior ativo?” o que você responderia? Sua casa? Seu carro? Errado.

.

Seu maior ativo é o seu tempo. É com ele que você deve se preocupar quando estiver na jornada para a independência financeira.

.

Dito isso, entenda uma coisa: não existe nada que você possa fazer que não ocupe tempo. Seu tempo é gasto com toda e qualquer ação.

.

Agora eu te pergunto: “o que você troca pelo seu salário?”. Sim, o seu tempo. Seu maior ativo.

.

Não há nada de errado trocar o tempo por dinheiro. Isso é perfeitamente normal. Precisamos sobreviver de alguma forma, não é mesmo?

.

Mas o maior problema é que quando você não puder fazer mais essa troca, seu dinheiro também acaba. Ou seja, parou de oferecer o seu tempo, parou de receber dinheiro.

.

Um outro ponto negativo de trocar o dinheiro pelo salário é a limitação. Você sempre receberá a mesma quantia de dinheiro para a mesma quantidade de tempo. Não há como ganhar mais dinheiro trocando por menos tempo. Deu para entender?

.

Ou seja, se você trabalhar 8 horas por dia, ganhará por elas. Nada a mais e nada a menos.

.

É hora de mudar isso.

.

como_alcançar_independência_financeira1_bemmelhorassim

.

Não troque apenas o seu tempo pelo dinheiro

.

Uma coisa que as pessoas financeiramente independente tem em comum é não trocar apenas o tempo delas pelo dinheiro. Elas trocam algo mais.

.

Confuso? Deixa eu deixar mais claro.

.

Entenda que vivemos no sistema capitalista. Temos que encarar a dura realidade de quem realmente enriquece são as empresas, não o trabalhador. E elas funcionam basicamente vendendo produtos ou serviços.

.

Estou falando para você montar uma empresa? Não. Apesar que não é uma má ideia.

.

Estou apenas reforçando o conceito que para alcançar a independência financeira, você precisa trocar algo mais por dinheiro. Não apenas o tempo.

.

Uma excelente notícia é que nosso salário é pago com o bem mais precioso do capitalismo, o dinheiro. Dinheiro gera dinheiro.

.

Assim como os bancos usam dinheiro para conseguir mais dinheiro, nós também conseguimos fazer isso. E o melhor de tudo. Dinheiro que vem do seu salário.

.

Se você, assim como a maioria das pessoas, não possuem mais nenhuma renda além do salário, é com ele que você deve começar. Não há fórmula mágica.

.

Há quem goste de nas hora vagas, abrir um negócio, com risco controlado. Excelente maneira também de começar a ter mais dinheiro para ser financeiramente independente.

.

Com o salário, financiar o negócio próprio e depois vê-lo crescer.

.

Entretanto, a maioria dos negócios precisam da nossa atenção, ou seja, teremos que trabalhar mais, além dos empregos convencionais. Se o negócio criado crescer, a tendencia é dedicar tempo integral a ele.

.

Já quando investimos o nosso dinheiro, em renda fixa por exemplo, geramos renda passiva. Aquela que não precisamos gastar muito do nosso tempo para ter. E quer algo melhor do que alcançar a independência financeira ganhando dinheiro sem grandes esforços?

.

Mas nem tudo é flores. Vamos analisar com calma.

.

Um bom planejamento financeiro é excelente para que tudo ocorra de forma certa.

.

Renda passiva para aumentar o poder aquisitivo

.

Quando digo renda passiva, refiro-me a investimentos que nos trarão uma rentabilidade sem grandes esforços. Como por exemplo, tesouro direto, LCIs, entre outros.

.

A maior vantagem desses investimentos é a possibilidade de ganhar dinheiro passivamente enquanto faz outra atividade, como trabalhar e empreender.

.

E lembre-se: os juros compostos (popularmente conhecido como “juros sobre juros”) atuam nesses tipos de aplicações, ou seja, quanto mais dinheiro e mais tempo, maior será o retorno para o investidor. Uma forma de aumentar seu poder de compra, sem grandes esforços.

.

Esse aumento do poder aquisitivo é um importante passo para a independência financeira.

.

Se você quer realmente melhorar sua vida financeira, comece investindo. Separe sempre uma quantia mensal, todos os meses, e invista. Com o passar do tempo, isso se tornará um hábito e você desfrutará cada vez mais da renda passiva.

.

como_alcançar_independência_financeira3_bemmelhorassim

.

Se você preferir, procure outras fontes de renda. Empreenda. Sabe fazer algo melhor que muita gente? Venda isso. Desde que você troque algo por dinheiro (não sendo o tempo), já vale. Fazendo isso, será um bom caminho andado para a sua independência financeira.

.

Mas lembre-se do custo de oportunidade e use-o sempre que possível: se você tem duas opções de escolha, seu custo de oportunidade é sempre aquela que você não escolheu. Ou seja, sempre procure uma rentabilidade maior do que a opção não escolhida.

.

Disciplina, conhecimento e persistência

.

Esses três itens são a chave para que você consiga alcançar seus objetivos. Uma frase que gosto muito é: Você só é derrotado quando para de tentar.

.

Por isso, tenha disciplina: se você pretende investir 30% da sua renda, todos os meses, lute para isso.

.

Mas se você não sabe como investir, não sabe como empreender, busque conhecimento. Aprenda.

.

E por último, persista nos seus sonhos.

.

Tenho certeza que seguindo esses três itens você conseguirá alcançar seus objetivos e principalmente sua independência financeira.

.
Por Misael C. Ribeiro

investimentosedinheiro.com.br

.

  Arata Academy – O MÍNIMO que você precisa saber para ENRIQUECER

Deixe seu comentário...