Eu não gosto do meu trabalho e agora?

O velho mestre Confúcio dizia: ‘’Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida’’.

.

Você concorda? Eu concordo, pois penso que o trabalho deveria e deva ser uma fonte contínua de alegria e realização pessoal e não uma cruz pesada para ter de carregar nas costas por anos a fio, esperando o momento da aposentadoria.

.

Eu não gosto do meu trabalho e agora 001

.

Concordo, pois, se você não está fazendo o que você ama, você nunca vai tocar o seu verdadeiro potencial. Seu trabalho será sempre apenas seu ganha –pão, e cada dia será apenas um dia enfadonho de sua rotina.

.

O que fazer quando você não ama o seu trabalho?

.

Esse é um dos temas que nos mantém acordados à noite pensando: O que devo fazer?

.

A resposta a essa pergunta seria bastante óbvia, pois na verdade já sabemos que se não estamos satisfeitos com o nosso trabalho ou emprego, o caminho é um só:

.

Devemos abandoná-lo e conseguir outro.

.

Então na verdade quando você faz essa pergunta, o que você quer saber é SE deve largar o seu emprego, pois na verdade largar um emprego, abandonar uma carreira ou profissão não é tão fácil assim. Existe prós e contras em uma situação como essa que devem ser analisados profundamente.

.

Por isso você consulta amigos, a família e está agora mesmo lendo esse artigo em busca de conselhos para validar o seu raciocínio. Você já sabe a resposta, que sempre envolve a mudança, mas a parte difícil é fazer a mudança em si.

.

Como perceber que não está feliz?

.

Muitas pessoas não percebem que não estão felizes com seu trabalho ou são capazes de ver os sinais de que é hora de tomar outro rumo até que alguém aponte os sinais, esse pode ser exatamente seu caso.

.

Então vou mostrar aqui alguns sinais de alerta para que você saiba quando está na hora de cair fora.

.

Se vários destes sinais se aplicam à sua situação está na hora de sair o mais rápido possível em busca de novas possibilidades, antes que você se veja sentado na varanda da sua casa pensando que: ‘’eu deveria ter tentado há 30 anos atrás, quando ainda dava tempo. ’’

.

Eu não gosto do meu trabalho e agora2

.

Depois de ler o artigo seria ótimo se você compartilhasse quais desses sinais estão presentes em sua vida profissional e se encaixa exatamente no problema pelo qual está passando.

.

Falta de entusiasmo e motivação

.

Você não está acordando pela manhã com um sentimento de entusiasmo para ir ao trabalho, nem tão pouco se sente motivado para encarar mais um dia de atividades. Na verdade, só de pensar no assunto, sente um nó na boca do estômago.

.

Aquele sentimento repleto de alegria que você tinha quando começou a trabalhar esvaneceu por completo.

.

Você não gosta de seus colegas

.

Um bom sinal de alerta você está infeliz todas as manhãs por ter que ir ao trabalho encontrar-se com aquelas pessoas e está constantemente estressado, negativo e mal-humorado. É totalmente normal nós não nos darmos maravilhosamente bem com todo mundo, mas a coisa muda de figura esse sentimento de desgosto é em relação a todos, chefe e colegas.

.

Queda de produtividade

.

Quando seu desempenho no trabalho decai, você não está mais produtivo no trabalho, mesmo que sinta que é capaz de realizar as tarefas e está sempre procrastinando e quando faz as coisas elas não ficam bem-feitas dando margem para reclamações e prejudicando até mesmo o trabalho dos colegas que depende do seu para serem bem articulados.

.

Potencial criativo limitado

.

Suas habilidades e ideias não estão nem de longe sendo aproveitadas como deveriam, você sabe que tem um potencial criativo incrível, mas sente que ele está sendo desperdiçado em atividades que não dão oportunidade para o seu avanço e desenvolvimento.

.

O que fazer para mudar?

.

Você tem duas opções: A e B. Quer saber quais são? Vamos ver aqui:

.

Opção A

.

Você pode tentar enganar-se dizendo que essa é apenas uma situação temporária. Deixar os anos passarem e se permitir entrar em depressão e auto desespero, detestando os outros e descontando a sua frustração em pessoas que você realmente ama, até que um dia chega um ponto em que explode – ou em alguém que você ama ou no seu chefe ou em um colega de trabalho em um momento inadequado e, para se perguntar em seguida por que você não escolheu o caminho que seu coração pediu anos atrás.

.

Opção B

.

Tire licença por um dia e vá a um lugar tranquilo. Faça uma reflexão sincera sobre sua atual ocupação, pense no que te incomoda e liste opções de caminhos a seguir.

.

Não pense na opinião das pessoas – isso não importa aqui. Seja claro e conciso até chegar à causa raiz do que está errado. Depois de fazer isso, não procrastine e aja imediatamente.

.

Eu não gosto do meu trabalho e agora003

.

Você vai se surpreender com o que você pode conseguir! Acredite em mim, há uma grande abundância de formas que você poderá descobrir para começar de novo.

.

Mas por favor não demore porque a coragem pode passar, o nosso EU sub inconsciente prefere a rotina segura e confortável, a chamada zona de conforto, mudar dá trabalho e gera a ansiedade por ter que trilhar um caminho novo.

.

Lembre-se – a escolha é sua. Tenho certeza que você não vai escolher a opção A. Eu estive nessa situação há um tempo atrás – eu estava infeliz e insatisfeito no meu trabalho. Posso dizer que não foi fácil.

.

Não estou aqui dando conselhos para que você abandone sua segura e promissora carreira, só estou dizendo que se você não está feliz, mude!

.

Tem alguma ideia em mente? Deixe sua sugestão! Adoraríamos saber sua opinião sobre o assunto!

 

.

2 thoughts on “Eu não gosto do meu trabalho e agora?

  1. Olá Rute!!!
    Obrigado pelo seu comentário no Blog, espero que o conteúdo dessa pagina possa inspirar você
    a encontrar um novo caminho, a inteligencia é uma dádiva ela representa um farol, porém, não nos
    faz caminhar, apenas ilumina o caminho! O que nos faz caminhar é a nossa motivação, nosso espirito,
    aqui uso o termo espirito não como alma ou essência, e sim, como uma força, uma vontade sincera!
    Pense em um atleta por exemplo e seus elementos motivacionais: Força, técnica e espirito.

    Ter força e preparo é fundamental
    Porem, a técnica sempre trás melhores resultados.
    Entretanto o espirito de vencedor(a) supera a força e a técnica, por um simples motivo:
    o espirito é o que nos move em direção ao que queremos, nos dá a força e o sentido
    da conquista, o prazer da caminhada, pense nisso! a Caminhada é tão importante
    quanto o Pódio.

  2. Estou tão infeliz que acho que nem consigo pensar em nada… não vejo saída, estou derrotada, desesperada…a mudança assusta -me , mas é uma necessidade que sinto.

Deixe seu comentário...